____

 

CLAREAMENTO

O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita de três formas distintas: no consultório com o seu dentista, em casa com o uso de uma moldeira, ou uma combinação entre ambos.

Saúde, auto-estima e cuidado com você

Somos referência no segmento

Saiba tudo sobre clareamento 

 

1. O QUE É CLAREAMENTO DENTAL 

Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso bem branquinho. Se esse for o seu caso, não há necessidade para maiores preocupações. O clareamento dental consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que, quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro.  Por isso que, através do contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor original dos dentes.

 

1.1 OS BENEFÍCIOS DE CLAREAR OS DENTES

É inegável que, nos dias de hoje, grande parte das pessoas se preocupam bastante com as aparências. Mas nem tudo gira em torno de roupas de marca e acessórios luxuosos: um belo sorriso às vezes diz muito mais do que qualquer outra coisa. A estética bucal, portanto, é um fator que influencia bastante a nossa vida: dentes branquinhos trazem de volta a confiança e elevam a autoestima em um piscar de olhos. Se você anda tendo problemas com o próprio sorriso por causa de manchas ou dentes escurecidos, o branqueamento pode ser a técnica que estava faltando para que não falte a vontade de sair sorrindo por aí! ;)

 

2. TIPOS DE CLAREAMENTO DENTAL

Se você está pensando em deixar seus dentes ainda mais branquinhos, é sempre bom ficar de olho em todos os detalhes. O resultado do tratamento vai depender do tipo de técnica que foi utilizada, e principalmente se ele chegou a ser concluído da maneira correta. 

 

2.2 CLAREAMENTO CASEIRO

Apesar de muita gente se deixar levar por métodos encontrados na internet sem orientação profissional alguma, é preciso ter muito cuidado. A utilização de produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada, além de não serem nada eficientes, podem trazer sérios danos aos dentes e à gengiva. Hoje, existe certa variedade de produtos aprovados por especialistas que são indicados para realizar esse tipo de procedimento em casa. O mais comum é com o uso de moldeira e gel clareador. A moldeira é um dispositivo de silicone feito sob medida, de forma que se encaixa perfeitamente na arcada dentária do paciente. Nela, se aplica o gel clareador que vai entrar em contato com os dentes por um período que pode variar de 30 minutos à uma hora. Normalmente, o tratamento costuma durar cerca de três semanas.

 

2.2 CLAREAMENTO NO CONSULTÓRIO

Há também a opção de realizar o procedimento no próprio consultório com um especialista. Nesse caso, o especialista ativa o gel clareador, sendo necessárias pelo menos três sessões para que o clareamento tenha um bom resultado.

 

2.4 COMBINAÇÃO ENTRE OS DOIS TRATAMENTOS

Além das opções acima, também é possível fazer uma combinação entre o clareamento caseiro e o realizado em consultório. Essa combinação normalmente é indicada em casos onde o paciente procura mais rapidez no processo, ou quando o clareamento não está acontecendo conforme o previsto.

 

Clareamento caseiro ou clareamento a laser, qual é o melhor?

 

A substância clareadora é basicamente o peróxido de hidrogênio para ambas as técnicas, o que as difere é a concentração e o tempo de aplicação. Além disso, a forma de aplicação também é diferente, já que no consultório o gel clareador é aplicado pelo cirurgião-dentista, e no clareamento caseiro a aplicação é feita pelo próprio paciente em uma moldeira individual e personalizada por um especialista, 

  • Clareamento a laser no consultório:

É utilizado um peróxido com concentrações mais elevadas

Necessita de isolamento dos tecidos moles (gengiva e mucosa oral) para evitar irritações e queimaduras no local

Duração: de 30 a 45 minutos, sendo necessário de 2 a 4 sessões com intervalos médios de uma semana

  • Clareamento dos dentes caseiro com moldeira:

As concentrações do peróxido são menores

Não há necessidade do isolamento da gengiva pelo dentista, já que o gel é aplicado na moldeira pelo paciente em sua residência

Duração: o período de utilização da moldeira pode variar de 6 a 8 horas de aplicação  durante 03 semanas

Observação: Durante o clareamento são necessárias consultas de acompanhamento para avaliar o andamento e possíveis alterações no tratamento.